O SORRISO E O ENCANTO DA DONA CIDA



Este é um convite para uma experiência: venha almoçar em nosso restaurante, sirva-se no buffet e, ao chegar em nosso salão, olhe a atendente mais serelepe, agitada e com o maior sorriso da Tia Nena.

Vamos te dar algumas dicas: acho que ela não tem nem 1,60m de altura, está sempre bem maquiada e com o uniforme impecável. Além disso, esta personagem tem um sorriso que vai de orelha a orelha, parece que conta com rodinhas nos pés e fica um bom tempo na mesa de cada cliente, conversando e “colocando a conversa em ordem”. Encontrou? Pois bem, esta é a famosa Dona Cida.


Maria Anunciada, como é registrada e chamada por toda a sua família, é a anfitriã e atendente mais experiente da nossa casa, onde nos ajuda há cerca de oito anos. Segundo a própria, este é o maior orgulho que ela tem na vida: trabalhar em um ambiente onde os colegas a respeitem e é bem recebida todos os dias. Dona Cida veio do Recife com dois filhos e o ex-marido, quando tinha por volta dos 20 anos.

Por lá trabalhava na roça, lidando com feijão, milho, galinha e porco. Ao chegar em São Paulo, o, na época, marido foi trabalhar como porteiro, mas ela precisava dividir as funções de mãe e empregada doméstica. Foi desta forma que Dona Cida criou: Jéssica, Viviane, Valter e Valdemir.

Há cerca de 10 anos, Dona Cida teve a oportunidade de trabalhar em um restaurante em Pinheiros, mas o antigo emprego fechou e ela ficou, novamente, desempregada. Deixou o currículo em uma central da Prefeitura de São Paulo, onde foi direcionada para uma entrevista no Tia Nena Restaurante. Assim que fez a entrevista, Dona Cida já gostou muito do lugar e só torceu para que tudo desse certo.

Depois de cerca de duas semanas de ansiedade, ela foi chamada para começar como assistente na cozinha do Tia Nena Restaurante. Dona Cida ajudava nas saladas, fazia pastéis, montava lasanhas e auxiliava todo mundo em nossos bastidores. Depois que saiu da cozinha, ela foi para a antiga Copa, onde aprendeu a fazer o cappuccino mais gostoso da Tia Nena. Quando o sistema de atendimento mudou e nosso serviço ficou mais parecido como é hoje, há cerca de quatro anos atrás, Dona Cida passou para o atendimento direto com o cliente.

Quando alguém falta, Dona Cida fica na balança, pois possui uma paixão por números, mas o amor mesmo é pelos clientes: “ O que eu mais gosto é chegar na mesa, estar o cliente e eu pedir licença, sabe? Dizer: está tudo bem por aí? Boa tarde! Se for a primeira vez, que eu vejo que não conheço, eu chego e falo: Pois não, moço. Boa tarde! É a primeira vez? Seja bem-vindo ao Tia Nena, fique à vontade, a casa é sua e qualquer coisa me chame. Vou ter o maior prazer em atender vocês!”

Dona Cida é, acima de tudo, vendedora. Para você ter uma ideia, todo Dia das Mães, nossa atendente aproveita o domingo mais movimentado do ano para vender lindas flores em um mercado próximo de sua casa. Todo ano, Cida e os filhos se unem e passam o Dia das Mães trabalhando, ganhando em “extra” e ao lado da matriarca desta família.

Todo dia é assim. Não espere, nada menos, do que um carinho absurdo e extremamente materno com cada um de nossos clientes. Aliás, se fosse possível resumir a Dona Cida em algumas palavras, sem dúvidas, esforçada, seria uma delas.

Para você ter uma ideia, Dona Cida sai da Lapa, de segunda a sexta-feira, e vai direto para Pirituba, onde mora. Foi na casa dos 60 que ela começou a estudar, sabe todos os números e letras, mas é agora que está começando a “juntar as palavras”. Ler de forma fluente, como você está lendo este texto, é o próximo desafio da Dona Cida.

Estuda, chega em casa, faz a janta e conversa com os filhos. Todo dia as pessoas merecem ser atendidas pela Dona Cida. Todo dia o sorriso dela é encantador. Todo dia ela é nossa anfitriã. Todo dia ela enfrenta um desafio para melhor lhe atender. Todo dia é dia de aprender uma coisa nova. Afinal de contas, como muitos questionam: quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

261 visualizações

©2009 Tia Nena Restaurante.Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle